MÁRCIO ALVES ENTREGOU PROJETO SOCIAL LEITE DO IDOSO A VÁRIOS IDOSOS DA REGIÃO DO CAJURU.

osteoporose é um problema comum em idosos, pois o envelhecimento em si implica numa redução da massa óssea. A doença progride de forma lenta e raramente apresenta sintomas que indiquem o desenvolvimento da doença. Em mulheres, diante a menopausa, há diminuição na quantidade de estrogênio produzido nos ovários. Este hormônio é necessário para manter o equilíbrio ideal de cálcio nos ossos. Também possuem uma redução significativa da densidade mineral óssea em relação aos homens.

O primeiro passo para evitar a osteoporose é a prevenção, por isso é necessário ter bons hábitos alimentares e a prática de exercícios. É comum relacionar a doença com o consumo de leite, já que o mesmo é conhecido como o alimento rico em cálcio.

Primeira Dica – ter uma alimentação rica em cálcio. Este nutriente pode ser obtido por meio do consumo de laticínios (leite desnatado, iogurtes e queijos magros), verduras verde-escuras como brócolis, couve, espinafre e escarola ou por suplementação medicamentosa prescrita pelo seu nutricionista.

Segunda Dica – praticar exercícios físicos ajudam a regular e fortalecer a musculatura. O exercício promove o fortalecimento muscular, além de melhorar o equilíbrio e os reflexos, reduzindo os riscos de quedas no idoso em aproximadamente 25%.

Terceira Dica –  aposte na vitamina D! Esta vitamina é formada na pele pela ação dos raios solares ou obtida através dos alimentos (leite e seus derivados, óleo de fígado de bacalhau, peixes e camarões). A vitamina D é a responsável pela absorção do cálcio, que ocorre no intestino. A orientação é incluir banho de sol (até 10h da manhã e após 17h) na rotina diária.

Conseguir equilibrar os nutrientes ingeridos, dando maior importância aos que estão ligados diretamente à osteoporose é a melhor forma de prevenir e/ou tratar a doença. E não esqueça: o melhor a fazer é procurar orientação de um nutricionista capacitado e equilibrar os níveis de nutrientes para promover a saúde.

 

DEIXE UMA RESPOSTA